A fórmula de crescimento acelerado da Smoov

Por Leonardo Quintão

Combinando agilidade operacional e construção de marca, a Smoov entrega crescimento acelerado e se consolida no mercado wellness and health.

17 de jun. de 2025

Em apenas dois anos, a Smoov transformou uma loja de smoothies na Faria Lima em uma rede com 70 unidades espalhadas pelo Brasil. O número, por si só, impressiona. Mas é o modelo de negócios que realmente posiciona a marca como um novo case de sucesso no mercado de alimentação saudável.

Inovação acelerada e franquias

Com nove lojas próprias estrategicamente usadas como “laboratórios de inovação”, a Smoov testa, ajusta e lança produtos com base no comportamento real do consumidor, enquanto as outras 61 operações seguem o formato de franquia, com um payback que varia de 8 a 12 meses. 

A escolha dos pontos de venda segue uma lógica clara: alto fluxo de público qualificado, com foco em endereços próximos a academias e escritórios. A meta é capturar tanto o consumidor que busca um pós-treino funcional quanto o executivo que troca o café da tarde por um smoothie proteico.

Números que sustentam a performance 

Em termos de performance, os números refletem a consolidação da proposta. São mais de 100 mil copos de smoothies vendidos por mês. 

Para dar conta da demanda, a rede consome mais de 6 mil litros de bebida vegetal e 3,5 toneladas de whey protein mensalmente. O ticket médio gira em torno de R$36. 

A inspiração vem de grandes marcas como Starbucks, Red Bull e Oakberry. O objetivo é construir algo maior que o produto em si: uma comunidade sólida para continuar crescendo de forma orgânica. 

Marketing de influência 

A estratégia de parcerias mira nomes com alta identificação com o público da Smoov. Um exemplo recente foi a colaboração com Malu Borges, além das ativações com marcas como Bold e SuperCoffee e mais três collabs até o fim deste ano.

Novos produtos

Para enfrentar a sazonalidade nas regiões frias, onde o consumo cai até 70% no inverno, a Smoov prepara o lançamento de um inédito cardápio quente. Entre as novidades estão café com creatina e iogurte batido com whey. 

Frentes de expansão

A operação já se espalha por 15 estados brasileiros, com presença consolidada em regiões como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pará, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Amazonas e Goiás. No exterior, a Smoov estreou com uma franquia em Sydney, na Austrália. Agora, a mira está voltada para a expansão internacional: Chile, Portugal e Inglaterra são os próximos territórios no radar.

Mais que vender smoothies, a Smoov quer vender estilo de vida e, ao que tudo indica, está conseguindo.